terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A lenda do Arroio do Engenho



A lenda do Arroio do Engenho



Reza a lenda...


Um casal apaixonado quis conhecer os segredos das cachoeiras de um certo arroio. Passaram próximo a um pinheiro secular e seguiram contra as águas. Avistaram a primeira cachoeira e a contornam pela esquerda, em direção à outra. Quando se aproximavam da segunda cachoeira, extasiados pela beleza de tudo que viam, não perceberam as pegadas de uma onça-pintada, talvez a última onça-pintada da Serra Catarinense. Assustados, distanciaram-se um do outro. Perderam-se na floresta. Da mulher, nunca mais se teve notícia. Do homem, sabe-se, que inconformado com a perda de seu grande amor, fez morada nas imediações das cachoeiras. Para sobrevivência, teria construído um engenho para auxiliá-lo na moagem de grãos.

Passaram-se os anos. As feições juvenis deram lugar a algumas rugas. Eram as marcas do tempo. Exceto seu amor que permanecia inabalado. Guardava em seu peito a esperança de reencontrar sua amada. Não passava dia que não contornasse a primeira cachoeira  e andasse em direção à segunda, esperando encontrá-la.

Um dia, quando um grupo de turistas chegou para visitar as já lendárias cachoeiras, este senhor pode ver nas feições de uma mulher as mesmas daquela jovem que outrora se perdera na floresta. Encontram-se. E viveram o resto de seus dias naquele lugar, que desde então ficou conhecido como Arroio do Engenho.

Diz a lenda que todo casal que faz a trilha das duas cachoeiras, contorna a primeira e anda em direção à segunda, fica extasiado pela beleza de tudo que vê, quando retorna, tem-se que jamais se separa, e seu amor sobreviverá pelo resto dos tempos. Porém, pode ocorrer de alguém se perder... mas não há mais a onça- pintada.

Relatos dão conta que teria sido a onça-pintada que conduziu a jovem mulher ao lugarejo mais próximo.

A lenda do Arroio do Engenho - fotos

Fotos - trilha gafanhotos


Um comentário:

  1. Adorei a lenda linda de mais. vem conhecer meu blog www.quandoaalmasangra.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição!