segunda-feira, 26 de junho de 2023

Conversas imaginárias com meu pai: reflexões sobre o ceticismo

Era uma vez, naqueles tempos... Recebi a mensagem de que meu pai me convocava para uma conversa. Eu não dei a importância que deveria ter dado a essa convocação, estava mergulhado demais em algo que me tomava completamente. Eu estudava os fundamentos para o conhecimento.  Nesse caminho, chamou-me atenção a corrente do ceticismo. 

A reflexão cética pode revelar os pontos fracos dos nossos argumentos. Em outros termos, o grau de ceticismo de uma pessoa influência o modo como investiga a verdade. Assim, o ceticismo nos dá a liberdade para investigar o dogmatismo. Em suma, a sabedoria começa com a dúvida... Pois bem, meu pai me chamou para uma conversa, ou melhor, para um sermão...

Era uma noite de lua minguante, subi calmamente os degraus que levavam à casinha de meu pai. Nem bem me acomodei, e ele começou...

"Venho observando você nos últimos tempos. Este é o momento de lhe dizer umas coisas. Quando você coloca em dúvida todas as coisas, quando questiona nossas crenças, quando critica nossas tradições, quando põe em dúvida nossos conhecimentos, quando você faz isso, talvez não perceba, mas retira o chão que estamos pisando.  Para seu conhecimento, tudo o que nos dá sustentação neste mundo são precisamente essas coisas. Desconheço a origem e o fim de seus estudos, mas sei que você deve repensar sobre isso."

Bem, aquela conversa surtiu efeito. Abandonei por um tempo aquela corrente filosófica. Retomei mais tarde aqueles estudos, é verdade.  Era da minha natureza. Mas agora, com outra perspectiva, eu levava em conta aquela conversa com meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!